EUA E OUTROS QUATRO PAÍSES PEDEM INVESTIGAÇÃO RÁPIDA E EXAUSTIVA A DUPLO HOMIC,ÍDIO EM MAPUTO

 

👉EUA E OUTROS QUATRO PAÍSES PEDEM INVESTIGAÇÃO RÁPIDA E EXAUSTIVA A DUPLO HOMIC,ÍDIO EM MAPUTO


Cinco embaixadas em Maputo, incluindo dos Estados Unidos da América (EUA), condenaram hoje o duplo homic,ídio de elementos próximos ao candidato presidencial Venâncio Mondlane, pedindo uma investigação "rápida e exaustiva" ao crime.

EUA e outros quatro países pedem investigação 

"Nós, a Embaixada dos EUA, o Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Noruega, a Embaixada da Suíça, o Alto Comissariado do Reino Unido, como parte da comunidade internacional, juntamo-nos aos moçambicanos na condenação do assass,inato de Elvino Dias e Paulo Guambe e estendemos as nossas sentidas condolências às suas famílias e entes queridos", lê-se numa nota publicada esta tarde pela representação diplomática norte-americana em Maputo.


A polícia moçambicana confirmou hoje que a viatura em que seguiam Elvino Dias, advogado do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, mandatário do Podemos, partido que o apoia, morto,s a tir,o, foi "emboscada" e um terceiro ocupante ferido.


"Foram abordados e bloqueados por duas viaturas ligeiras de onde desembarcaram indivíduos que, munidos de arm,as de fogo, fizeram vários dispar,os que provocaram ferimentos e a mor,te dos indivíduos acima identificados", disse à Lusa o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) da cidade de Maputo, Leonel Muchina.


"Condenamos veementemente qualquer ato de violê,nc,ia política e apelamos a uma investigação rápida e exaustiva. Instamos todos os cidadãos, líderes políticos, instituições do Estado e partes interessadas a resolver disputas eleitorais de forma pacífica e legal, rejeitando a violência e a retórica inflamatória", acrescenta-se na nota das cinco representações diplomáticas em Maputo.


O cri,me aconteceu cerca das 23:20 locais (menos uma hora em Lisboa) de sexta-feira, na avenida Joaquim Chissano, centro da capital, e segundo a polícia um outro ocupante, uma mulher que seguia nos bancos traseiros da viatura, foi igualmente atingida a tiro, tendo sido transportada ao Hospital Central de Maputo.


Enviar um comentário

0 Comentários